10 Abril 2024

4 dicas para melhorar a logística na sua empresa

A gestão logística desempenha um papel significativo no sucesso de uma empresa, embora ainda seja pouco valorizada. 

Com um mercado cada vez mais volátil e com clientes cada vez mais exigentes o processo logístico adquire maior importância. 

Empresas pequenas também precisam se preocupar com logística?
Quanto maior o empreendimento, maior é o número de processos envolvidos na sua gestão, ou seja, mais complexa é a sua logística, exigindo mais tempo, atenção e cuidado.

Mas isso não quer dizer que pelo fato da empresa ser pequena e possuir processos mais simples signifique que não precisa se preocupar com a logística. Pelo contrário. Qualquer empresa que deseja crescer, pode e deve dar atenção a este setor desde o início.

Conheça algumas dicas práticas que o irão ajudar a ter um bom desempenho no que refere à logística. 

1 – Controle o seu stock 
Uma etapa muito importante na cadeia logística é a gestão de stock.

Artigos em excesso e parados por muito tempo, além de significar prejuízo por comprometer o espaço de armazenamento, que poderia estar sendo ocupado por outros produtos, também correm o risco de danificar, aumentando o prejuízo.

O ideal é manter um equilíbrio, definindo a quantidade necessária de cada produto com base em uma análise estratégica de acordo com a previsão de pedidos, sempre de olho nas tendências de mercado a fim de prever seus próximos movimentos.

2 – Estabeleça e controle indicadores 
A melhor forma de descobrir se a sua empresa está indo bem é analisar os indicadores de desempenho.

Existem centenas de indicadores diferentes, embora só precise de analisar aqueles que são mais importantes para o seu negócio, de acordo com a atividade desenvolvida.

Alguns exemplos de indicadores são:
•    Tempo de entrega;
•    Número de entregas;
•    Custo por item produzido;
•    Qualidade do produto;
•    Taxa de extravio;
•    Satisfação do cliente.

3 – Invista em tecnologia para otimizar seus processos
À medida que uma empresa cresce, os seus processos aumentam, até chegar ao ponto em que apenas a capacidade humana deixa de dar conta de um número tão grande de encomendas.

Nesse momento, o investimento em tecnologia é indispensável e determinante para que o empreendimento continue a crescer.

Essa medida permite a automatização de processos, o que garante diversos benefícios, tais como:
•    Aumento da produtividade;
•    Redução de custos;
•    Redução da incidência de erros;
•    Aumento na qualidade do serviço;
•    Levantamento de dados fiáveis para tomadas de decisão mais eficazes.

Além de organizar e otimizar os processos burocráticos e operacionais, a tecnologia permite que os profissionais se ocupem de funções mais estratégicas voltadas para o desenvolvimento da empresa.

4 - Tenha um plano para imprevistos
Quando falamos em imprevistos em logística estamos a referir-nos a estratégias voltadas para lidar com qualquer tipo de situação que ameace o funcionamento do processo produtivo, podendo gerar prejuízos. 

Alguns exemplos são:
•    Atraso na entrega pelo fornecedor;
•    Artigos trocados;
•    Erro de quantidades;
•    Roubo de carga;
Se antecipar situações como estas com planos de ação específicos para dar resposta a cada conseguirá diminuir os prejuízos.

Ter uma boa logística não implica gastar muito tempo em processos, mas tornar os processos mecânicos. Se puder dentro da organização ter alguém responsável por esta área estará sempre descansado quanto à sua execução. 
 
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