Dicas de gestão nunca são demais, principalmente nos últimos meses do ano, quando é importante definir estratégias e delinear um plano de ação.
Para o auxiliar nessa tarefa deixamos 5 dicas de gestão empresarial para colocar em prática e obter os melhores resultados.
1. Faça uma análise dos dados históricos da empresa
Antes de terminar um plano estratégico, é importante que analise quais os fatores que influenciaram de maneira positiva nos resultados da empresa, bem como, os que não funcionaram.
Além de ações estratégicas, os dados históricos refletem a sazonalidade da operação, os prazos determinados por fornecedores e clientes, a sensibilidade do produto a fatores externos como política, economia, clima, etc.
2- Trace um plano
Não adianta traçar um plano de ação se este não for exequível. Para saber a viabilidade de um projeto é imprescindível realizar um estudo de viabilidade económico-financeira para analisar o potencial de retorno.
3. Avalie a necessidade de reestruturação das suas dívidas
O primeiro passo para recuperar uma empresa é realizar um levantamento de todas as dívidas, listando os valores, os credores, os prazos de vencimento e as taxas de juros.
Feito isso, é necessário traçar diferentes estratégias para cada tipo de passivo, priorizando aqueles com maior taxa de juros ou cujo não pagamento imediato comprometa o seu negócio.
4. Invista em tecnologia
A tecnologia pode ser a sua melhor aliada no que respeita à progressão do seu negócio. Invista numa solução que para além de lhe permitir faturar seja versátil ao ponto de poder trabalhar a comunicação com o cliente, e implementar estratégias que potenciem o crescimento como criação de campanhas, análises estatísticas, etc..
5. Delegue, mas não abdique
Para ser um pequeno/médio empresário eficiente significa confiar em outras pessoas para ajudá-lo a realizar todo o trabalho.
A principal coisa sobre delegar é evitar o “abdicar” – ou seja, precisa evitar dar responsabilidades aos funcionários sem prepará-los e treiná-los para a tarefa. Esta é uma dica de gestão empresarial muito importante.
Parte de fazer este trabalho é contratar as pessoas certas, mas também requer investir tempo treinando-as.
Para o auxiliar nessa tarefa deixamos 5 dicas de gestão empresarial para colocar em prática e obter os melhores resultados.
1. Faça uma análise dos dados históricos da empresa
Antes de terminar um plano estratégico, é importante que analise quais os fatores que influenciaram de maneira positiva nos resultados da empresa, bem como, os que não funcionaram.
Além de ações estratégicas, os dados históricos refletem a sazonalidade da operação, os prazos determinados por fornecedores e clientes, a sensibilidade do produto a fatores externos como política, economia, clima, etc.
2- Trace um plano
Não adianta traçar um plano de ação se este não for exequível. Para saber a viabilidade de um projeto é imprescindível realizar um estudo de viabilidade económico-financeira para analisar o potencial de retorno.
3. Avalie a necessidade de reestruturação das suas dívidas
O primeiro passo para recuperar uma empresa é realizar um levantamento de todas as dívidas, listando os valores, os credores, os prazos de vencimento e as taxas de juros.
Feito isso, é necessário traçar diferentes estratégias para cada tipo de passivo, priorizando aqueles com maior taxa de juros ou cujo não pagamento imediato comprometa o seu negócio.
4. Invista em tecnologia
A tecnologia pode ser a sua melhor aliada no que respeita à progressão do seu negócio. Invista numa solução que para além de lhe permitir faturar seja versátil ao ponto de poder trabalhar a comunicação com o cliente, e implementar estratégias que potenciem o crescimento como criação de campanhas, análises estatísticas, etc..
5. Delegue, mas não abdique
Para ser um pequeno/médio empresário eficiente significa confiar em outras pessoas para ajudá-lo a realizar todo o trabalho.
A principal coisa sobre delegar é evitar o “abdicar” – ou seja, precisa evitar dar responsabilidades aos funcionários sem prepará-los e treiná-los para a tarefa. Esta é uma dica de gestão empresarial muito importante.
Parte de fazer este trabalho é contratar as pessoas certas, mas também requer investir tempo treinando-as.