São os clientes que potenciam o crescimento de uma empresa. Conhecer os seus clientes é a melhor forma de aproximá-los da marca. Afinal, é esse conhecimento que lhe permite saber exatamente o que falar para conquistar o seu público-alvo, bem como, saber de que maneira os seus clientes preferem ser abordados.
1. Cliente confuso
Aquele cliente que, além de ser indeciso, fica totalmente perdido diante das várias opções disponíveis. Geralmente, ele também não consegue se expressar de maneira objetiva e pode se mostrar um pouco inseguro ou confuso ao explicar o que deseja.
O QUE FAZER:
Faça perguntas simples e objetivas para entender do que o cliente precisa, tendo as respostas do seu lado poderá encontrar a melhor solução para o problema do cliente. É igualmente importante transmitir segurança e confiança durante o atendimento deixando o cliente mais tranquilo e certo de que seu obstáculo será resolvido.
2 – Cliente apressado
O cliente apressado é reconhecido por sua inquietação, impaciência e por estar constantemente a controlar as horas. Procura um atendimento rápido, esse tipo de cliente pode ser um pouco difícil de lidar.
O QUE FAZER:
Seja objetivo e demonstre que valoriza o tempo do qual ele dispõe. Geralmente, ele já vai decidido. Portanto, não é necessário apontar outras opções que não tenham relação com o que é desejado. Além disso, ao passar informações, faça-o de forma breve. Nesse caso, priorize as informações indispensáveis.
3 – Cliente comunicativo
Geralmente bem-humorado e simpático, o cliente comunicativo gosta de conversar. Isso deixa o processo de venda mais demorado, ocupando o tempo que poderia estar a atender outros clientes ou realizar tarefas necessárias. Mas não se deixe enganar: apesar de parecer fácil lidar com ele, em alguns casos a venda não está garantida.
O QUE FAZER:
Utilize-se do poder de persuasão e do atendimento de qualidade a fim de convencê-lo a levar algo. Outra dica é: aja da mesma forma que o cliente – seja comunicativo, mas evite assuntos paralelos e traga o consumidor para o rumo da conversa que irá desencadear na efetivação da compra, de forma educada e atenciosa.
4 – Cliente não comunicativo
Ele é o oposto do cliente comunicativo: o não comunicativo pode ser um mistério. Em poucas palavras, dos gestos e da linguagem corporal, precisa fazer a leitura correta do perfil para identificar o que procura.
O QUE FAZER:
Faça perguntas que permitam respostas curtas ou monossilábicas, antecipe dúvidas, seja proativo e crie um leque de soluções previstas para tal situação. Essas são as melhores formas de lidar com o cliente não comunicativo. Com isso, fica mais fácil formar um ambiente propício para uma venda bem-sucedida.
5 – Cliente da concorrência
Se um consumidor já chega a falar da empresa concorrente e procura motivos para mudar de ideia, está perante um cliente da concorrência. É provável que ele reforce os benefícios do seu adversário e queira que o supere com sua oferta.
O QUE FAZER:
Para atender um cliente da concorrência, é preciso saber argumentar a seu favor. Destaque os diferenciais do seu produto ou serviço e foque nos seus pontos fortes (como o atendimento mais qualificado) para trazê-lo para o seu lado. Se preferir usar essa estratégia pode oferecer vantagens como, por exemplo, um desconto na primeira compra ou um período de teste gratuito dos seus serviços.
Este é o tipo de cliente mais difícil de abordar, tem mais conhecimento sobre o produto ou serviço do se calhar a sua própria equipa. É a pessoa que pesquisou muito antes de chegar a si, por isso, é provável que tenha comparado o produto ou serviço com os existentes no mercado.
Depois de ler este artigo está peparado para reconhecer os clientes da sua empresa ajustando o atendimento tendo por base o seu perfil. Lembre-se de não criar estereótipos e padronizar o atendimento, visto que cada consumidor é único e, consequentemente, cada venda representa uma oportunidade diferente de interação.
1. Cliente confuso
Aquele cliente que, além de ser indeciso, fica totalmente perdido diante das várias opções disponíveis. Geralmente, ele também não consegue se expressar de maneira objetiva e pode se mostrar um pouco inseguro ou confuso ao explicar o que deseja.
O QUE FAZER:
Faça perguntas simples e objetivas para entender do que o cliente precisa, tendo as respostas do seu lado poderá encontrar a melhor solução para o problema do cliente. É igualmente importante transmitir segurança e confiança durante o atendimento deixando o cliente mais tranquilo e certo de que seu obstáculo será resolvido.
2 – Cliente apressado
O cliente apressado é reconhecido por sua inquietação, impaciência e por estar constantemente a controlar as horas. Procura um atendimento rápido, esse tipo de cliente pode ser um pouco difícil de lidar.
O QUE FAZER:
Seja objetivo e demonstre que valoriza o tempo do qual ele dispõe. Geralmente, ele já vai decidido. Portanto, não é necessário apontar outras opções que não tenham relação com o que é desejado. Além disso, ao passar informações, faça-o de forma breve. Nesse caso, priorize as informações indispensáveis.
3 – Cliente comunicativo
Geralmente bem-humorado e simpático, o cliente comunicativo gosta de conversar. Isso deixa o processo de venda mais demorado, ocupando o tempo que poderia estar a atender outros clientes ou realizar tarefas necessárias. Mas não se deixe enganar: apesar de parecer fácil lidar com ele, em alguns casos a venda não está garantida.
O QUE FAZER:
Utilize-se do poder de persuasão e do atendimento de qualidade a fim de convencê-lo a levar algo. Outra dica é: aja da mesma forma que o cliente – seja comunicativo, mas evite assuntos paralelos e traga o consumidor para o rumo da conversa que irá desencadear na efetivação da compra, de forma educada e atenciosa.
4 – Cliente não comunicativo
Ele é o oposto do cliente comunicativo: o não comunicativo pode ser um mistério. Em poucas palavras, dos gestos e da linguagem corporal, precisa fazer a leitura correta do perfil para identificar o que procura.
O QUE FAZER:
Faça perguntas que permitam respostas curtas ou monossilábicas, antecipe dúvidas, seja proativo e crie um leque de soluções previstas para tal situação. Essas são as melhores formas de lidar com o cliente não comunicativo. Com isso, fica mais fácil formar um ambiente propício para uma venda bem-sucedida.
5 – Cliente da concorrência
Se um consumidor já chega a falar da empresa concorrente e procura motivos para mudar de ideia, está perante um cliente da concorrência. É provável que ele reforce os benefícios do seu adversário e queira que o supere com sua oferta.
O QUE FAZER:
Para atender um cliente da concorrência, é preciso saber argumentar a seu favor. Destaque os diferenciais do seu produto ou serviço e foque nos seus pontos fortes (como o atendimento mais qualificado) para trazê-lo para o seu lado. Se preferir usar essa estratégia pode oferecer vantagens como, por exemplo, um desconto na primeira compra ou um período de teste gratuito dos seus serviços.
Este é o tipo de cliente mais difícil de abordar, tem mais conhecimento sobre o produto ou serviço do se calhar a sua própria equipa. É a pessoa que pesquisou muito antes de chegar a si, por isso, é provável que tenha comparado o produto ou serviço com os existentes no mercado.
Depois de ler este artigo está peparado para reconhecer os clientes da sua empresa ajustando o atendimento tendo por base o seu perfil. Lembre-se de não criar estereótipos e padronizar o atendimento, visto que cada consumidor é único e, consequentemente, cada venda representa uma oportunidade diferente de interação.