10 Julho 2024

6 frases de vendas a evitar em conversas com potenciais clientes

Saber o que dizer num processo de vendas é importante, mas saber o que não deve dizer é ainda mais. O impacto de uma frase errada pode arruinar o negócio, fazendo com que todo o esforço para fechar venda seja em vão. 

Conheça algumas dicas de frases de vendas que deve evitar durante as suas negociações. 

1. “Talvez”
Para conseguir fechar um negócio, é preciso transmitir segurança sobre o que fala. Usar frases com a palavra "talvez" pode transmitir uma ideia de incerteza ao potencial cliente. Por isso, o melhor é evitar esse termo e demonstrar firmeza no que diz.

2. “Confie…”
É preciso conquistar a confiança do seu potencial cliente, e não pedir para que ele confie em si. Com base nas informações que irá passar, esse sentimento deve-se desenvolver naturalmente. Por isso, deixe de fora do seu discurso frases como "pode confiar em mim" ou "acredite no que eu lhe digo".

3. "Está barato"
Todos gostamos de economizar, mas o termo "barato" por vezes pode ser prejorativo, dando a ideia de algo de baixa qualidade. Por isso, prefira outras expressões, como "bom custo benefício" e "preço competitivo", têm um impacto mais positivo. 

4. "Nunca" e "sempre"
Cuidado com as generalizações. Termos como "nunca" e "sempre" podem não passar credibilidade. Dizer "geramos sempre resultados para os nossos clientes", por exemplo, pode soar pouco realista. O melhor é trazer números e casos de sucesso que demonstrem, na prática, a diferença que o seu produto ou serviço já fez na vida do seu cliente. 

5. “Ajuda-me a cumprir o objetivo”
Pedir que o cliente compre para que atinja o objetivo é péssima ideia. Isso demonstra desespero e mostra que lhe faltam argumentos, de modo que é preciso apelar à compra. Além disso, o consumidor pode entender que está a forçar a venda a qualquer custo, mesmo que ela não vá ao encontro das necessidades dele, só para que atinja o seu objetivo.

6. Frases negativas 
Evite usar frases negativas para falar dos produtos ou serviços da empresa. O foco é destacar os atributos positivos. Por isso, o melhor é explicar como a oferta pode ajudar o potencial cliente.
 
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