O crescimento de uma empresa não depende apenas dos novos clientes, é também bastante importante saber fidelizar. Num mercado cada vez mais competitivo, saber ir de encontro às necessidades do cliente é fundamental para que este se mantenha satisfeito com o seu negócio.
Vamos apresentar-lhe 5 dicas de como poderá manter os seus clientes satisfeitos com o seu negócio.
1. Conheça e ouça os seus clientes
Antes de mais é essencial perceber quem é o seu público-alvo e estudar o seu comportamento. Para isso, terá de realizar pesquisas, testes e ouvir o feedback que eles transmitem, aquando a aquisição dos seus produtos/serviços.
2. Ofereça uma comunicação eficiente
Uma das reclamações mais comuns é o fato de as empresas não terem um meio subsistente para comunicar. É fundamental que o cliente tenha ao seu dispor diferentes meios de comunicação para com a empresa, de forma a facilitar a comunicação entres as duas partes.
Contudo não basta apenas criar os meios, é importante ter uma equipa eficiente com capacidade para a resolução de conflitos.
3. Antecipe as necessidades e supere as expectativas
O mercado está em constante evolução e para prosperar é essencial estar envolvido e atualizado com as tendências. Clientes satisfeitos compram em maior quantidade e aconselham a sua empresa a potenciais clientes.
4. Seja transparente
Todos sabemos que há dias em que os problemas surgem, mas é importante que a sua empresa saiba admitir para com os clientes. Nessas circunstâncias convém estar preparado para admitir o que está a acontecer e ao mesmo tempo, saber apresentar soluções para tentar minimizar as consequências que possam causar.
5. Aposte em feedbacks e pesquisas de satisfação
Não existem dúvidas de quão é importante perceber o que determinada pessoa sente em relação aos produtos/serviços da sua empresa. Oferecer pesquisas de satisfação e oportunidade de ouvir feedbacks é uma forma de garantir a retenção dos seus clientes.
Vamos apresentar-lhe 5 dicas de como poderá manter os seus clientes satisfeitos com o seu negócio.
1. Conheça e ouça os seus clientes
Antes de mais é essencial perceber quem é o seu público-alvo e estudar o seu comportamento. Para isso, terá de realizar pesquisas, testes e ouvir o feedback que eles transmitem, aquando a aquisição dos seus produtos/serviços.
2. Ofereça uma comunicação eficiente
Uma das reclamações mais comuns é o fato de as empresas não terem um meio subsistente para comunicar. É fundamental que o cliente tenha ao seu dispor diferentes meios de comunicação para com a empresa, de forma a facilitar a comunicação entres as duas partes.
Contudo não basta apenas criar os meios, é importante ter uma equipa eficiente com capacidade para a resolução de conflitos.
3. Antecipe as necessidades e supere as expectativas
O mercado está em constante evolução e para prosperar é essencial estar envolvido e atualizado com as tendências. Clientes satisfeitos compram em maior quantidade e aconselham a sua empresa a potenciais clientes.
4. Seja transparente
Todos sabemos que há dias em que os problemas surgem, mas é importante que a sua empresa saiba admitir para com os clientes. Nessas circunstâncias convém estar preparado para admitir o que está a acontecer e ao mesmo tempo, saber apresentar soluções para tentar minimizar as consequências que possam causar.
5. Aposte em feedbacks e pesquisas de satisfação
Não existem dúvidas de quão é importante perceber o que determinada pessoa sente em relação aos produtos/serviços da sua empresa. Oferecer pesquisas de satisfação e oportunidade de ouvir feedbacks é uma forma de garantir a retenção dos seus clientes.