Gerir uma empresa é um processo complexo e exaustivo, para o ajudar na sua gestão diária reunimos alguns pontos que ninguém conta, mas que tem impacto no funcionamento da sua empresa.
1. Menos é mais: Pare de querer fazer tudo
Tentar abraçar muitas frentes ao mesmo tempo é um erro comum.
Dica: Foque-se nas atividades e serviços mais lucrativos, eliminando processos que não agregam valor ao cliente ou ao negócio.
2. A sua margem de lucro pode estar em um simples ajuste
Pequenas mudanças na estipulação de preço, descontos ou volume de compra podem impactar muito o lucro.
Dica:
• Renegocie com fornecedores frequentemente.
• Reavalie os preços cobrados e adapte-os ao mercado.
3. Delegar não é desistir de controlar
Muitos gestores têm medo de delegar e acabam sobrecarregados.
Dica: Treine a sua equipa para que possa confiar processos. Use indicadores para acompanhar o desempenho sem precisar estar envolvido em tudo.
4. Evite clientes que custam mais do que pagam
Nem todos os clientes valem o esforço. Clientes problemáticos podem gerar o dobro do trabalho e stress desnecessário.
Dica: Identifique clientes que causam mais prejuízo do que lucro e repense a sua relação com eles.
5. Tempo é Dinheiro (De Verdade!)
Perder tempo em tarefas manuais ou processos custa caro.
Dica: Automatize tudo o que puder, desde agendamentos até gestão de stocks. Ferramentas simples podem economizar horas por semana. Nas soluções Ponto 25 encontra o parceiro ideal.
6. O Cliente não compra o produto, compra a experiência
O diferencial de um negócio está em como o cliente se sente ao interagir com ele.
Dica: Trabalhe no pós-venda, no atendimento personalizado e em soluções rápidas para problemas. Isso fideliza mais do que descontos.
7. O maior custo é o cliente que não volta
Não se concentre apenas em atrair novos clientes. Fidelizar os antigos é menos dispendioso e gera mais lucro a longo prazo.
Dica: Ofereça benefícios para clientes regulares, como descontos exclusivos ou atendimento prioritário.
8. Cuidado com o crescimento descontrolado
Crescer rápido demais sem planeamento pode afundar o seu negócio.
Dica: Expanda apenas quando os processos e a equipa puderem suportar o crescimento.
9. Crie Processos que funcionem sem você
Um bom gestor não é aquele que está em tudo, mas aquele que faz o negócio rodar sem depender da sua presença constante.
Dica: Estruture processos bem definidos e implemente ferramentas para acompanhar o desempenho remotamente. Nas soluções PONTO25 encontra mensagens automáticas, em que pode programar para o software enviar diversas informações automaticamente por email, permitindo-o estar a par do que está a acontecer.
10. Reconheça as Pequenas Vitórias
Não espere apenas grandes conquistas para valorizar a sua equipa ou comemorar o sucesso.
Dica: Celebre metas atingidas, mesmo as menores, para motivar a equipa e reforçar o senso de progresso.
1. Menos é mais: Pare de querer fazer tudo
Tentar abraçar muitas frentes ao mesmo tempo é um erro comum.
Dica: Foque-se nas atividades e serviços mais lucrativos, eliminando processos que não agregam valor ao cliente ou ao negócio.
2. A sua margem de lucro pode estar em um simples ajuste
Pequenas mudanças na estipulação de preço, descontos ou volume de compra podem impactar muito o lucro.
Dica:
• Renegocie com fornecedores frequentemente.
• Reavalie os preços cobrados e adapte-os ao mercado.
3. Delegar não é desistir de controlar
Muitos gestores têm medo de delegar e acabam sobrecarregados.
Dica: Treine a sua equipa para que possa confiar processos. Use indicadores para acompanhar o desempenho sem precisar estar envolvido em tudo.
4. Evite clientes que custam mais do que pagam
Nem todos os clientes valem o esforço. Clientes problemáticos podem gerar o dobro do trabalho e stress desnecessário.
Dica: Identifique clientes que causam mais prejuízo do que lucro e repense a sua relação com eles.
5. Tempo é Dinheiro (De Verdade!)
Perder tempo em tarefas manuais ou processos custa caro.
Dica: Automatize tudo o que puder, desde agendamentos até gestão de stocks. Ferramentas simples podem economizar horas por semana. Nas soluções Ponto 25 encontra o parceiro ideal.
6. O Cliente não compra o produto, compra a experiência
O diferencial de um negócio está em como o cliente se sente ao interagir com ele.
Dica: Trabalhe no pós-venda, no atendimento personalizado e em soluções rápidas para problemas. Isso fideliza mais do que descontos.
7. O maior custo é o cliente que não volta
Não se concentre apenas em atrair novos clientes. Fidelizar os antigos é menos dispendioso e gera mais lucro a longo prazo.
Dica: Ofereça benefícios para clientes regulares, como descontos exclusivos ou atendimento prioritário.
8. Cuidado com o crescimento descontrolado
Crescer rápido demais sem planeamento pode afundar o seu negócio.
Dica: Expanda apenas quando os processos e a equipa puderem suportar o crescimento.
9. Crie Processos que funcionem sem você
Um bom gestor não é aquele que está em tudo, mas aquele que faz o negócio rodar sem depender da sua presença constante.
Dica: Estruture processos bem definidos e implemente ferramentas para acompanhar o desempenho remotamente. Nas soluções PONTO25 encontra mensagens automáticas, em que pode programar para o software enviar diversas informações automaticamente por email, permitindo-o estar a par do que está a acontecer.
10. Reconheça as Pequenas Vitórias
Não espere apenas grandes conquistas para valorizar a sua equipa ou comemorar o sucesso.
Dica: Celebre metas atingidas, mesmo as menores, para motivar a equipa e reforçar o senso de progresso.