24 Fevereiro 2025

Às segundas dicas de primeira – aqueles os segredos de gestão que ninguém conta

Gerir uma empresa é um processo complexo e exaustivo, para o ajudar na sua gestão diária reunimos alguns pontos que ninguém conta, mas que tem impacto no funcionamento da sua empresa.  

1. Menos é mais: Pare de querer fazer tudo

Tentar abraçar muitas frentes ao mesmo tempo é um erro comum. 

Dica: Foque-se nas atividades e serviços mais lucrativos, eliminando processos que não agregam valor ao cliente ou ao negócio.

2. A sua margem de lucro pode estar em um simples ajuste

Pequenas mudanças na estipulação de preço, descontos ou volume de compra podem impactar muito o lucro.

Dica:
•    Renegocie com fornecedores frequentemente.
•    Reavalie os preços cobrados e adapte-os ao mercado.

3. Delegar não é desistir de controlar

Muitos gestores têm medo de delegar e acabam sobrecarregados.

Dica: Treine a sua equipa para que possa confiar processos. Use indicadores para acompanhar o desempenho sem precisar estar envolvido em tudo.

4. Evite clientes que custam mais do que pagam

Nem todos os clientes valem o esforço. Clientes problemáticos podem gerar o dobro do trabalho e stress desnecessário.

Dica: Identifique clientes que causam mais prejuízo do que lucro e repense a sua relação com eles.

5. Tempo é Dinheiro (De Verdade!)

Perder tempo em tarefas manuais ou processos custa caro.

Dica: Automatize tudo o que puder, desde agendamentos até gestão de stocks. Ferramentas simples podem economizar horas por semana. Nas soluções Ponto 25 encontra o parceiro ideal. 

6. O Cliente não compra o produto, compra a experiência

O diferencial de um negócio está em como o cliente se sente ao interagir com ele.

Dica: Trabalhe no pós-venda, no atendimento personalizado e em soluções rápidas para problemas. Isso fideliza mais do que descontos.

7. O maior custo é o cliente que não volta

Não se concentre apenas em atrair novos clientes. Fidelizar os antigos é menos dispendioso e gera mais lucro a longo prazo.

Dica: Ofereça benefícios para clientes regulares, como descontos exclusivos ou atendimento prioritário.

8. Cuidado com o crescimento descontrolado

Crescer rápido demais sem planeamento pode afundar o seu negócio.

Dica: Expanda apenas quando os processos e a equipa puderem suportar o crescimento.

9. Crie Processos que funcionem sem você

Um bom gestor não é aquele que está em tudo, mas aquele que faz o negócio rodar sem depender da sua presença constante.

Dica: Estruture processos bem definidos e implemente ferramentas para acompanhar o desempenho remotamente. Nas soluções PONTO25 encontra mensagens automáticas, em que pode programar para o software enviar diversas informações automaticamente por email, permitindo-o estar a par do que está a acontecer.

10. Reconheça as Pequenas Vitórias

Não espere apenas grandes conquistas para valorizar a sua equipa ou comemorar o sucesso.

Dica: Celebre metas atingidas, mesmo as menores, para motivar a equipa e reforçar o senso de progresso.

 
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