3 Outubro 2022

Às segundas dicas de primeira – Dicas para melhorar a comunicação num negócio familiar

Criar negócios com familiares é mais comum do que posso parecer. Seja pela proximidade que se tem com as pessoas, quer seja para estender a mão a um familiar que precisa. 

Contudo quanto mais próximas são as relações pessoais, mais importante é estabelecer uma boa comunicação a nível profissional, para evitar mal-entendidos e discussões que transcendem o âmbito familiar para o profissional ou vice-versa.  

Portanto é essencial implementar medidas que garantam uma comunicação clara e mantenham as relações saudáveis.  

Conheça algumas dicas: 

1. Fortalecer relações 

As relações familiares devem ser fortes para que o negócio tenha pernas para andar. Para manter os laços fortes, nada melhor que usar uma atividade que junte a família, em que se criem bons momentos que podem, muitas vezes, levar a comunicações críticas sobre o negócio, num ambiente mais descontraído.
Conectarmo-nos com a família a este nível relembra a todas as partes quem a outra pessoa é e que todos temos os mesmos valores. É importante nunca esquecer a “família” no negócio familiar.

2. Um facilitador externo ajuda 

Uma das ferramentas mais usadas para garantir que todos os membros estão em sintonia é a presença de um facilitador profissional externo. Um coach ou mentor com experiência neste tipo de conflitos. Este podem ser uma grande ajuda para dar oportunidade a todos os membros da família expressarem as suas opiniões.

3. Separe os dois mundos 

A complexidade de um negócio familiar advém, principalmente, das duas relações que existem: a relação empresarial e a pessoal. Os membros da família pensam que, por se verem regularmente, a comunicação acontece. Isto pode ser um equívoco se os assuntos importantes não forem transmitidos. Para garantir uma comunicação adequada, é importante estabelecer dois canais de comunicação:
Reuniões formais: Sempre que necessário (mas não menos do que duas vezes por mês), realize uma reunião formal para discutir questões operacionais, táticas e estratégicas do negócio. Estabeleça uma agenda com resultados específicos e planos de ação, semelhantes a qualquer outra reunião de gestão.

Reuniões informais: Marcar uma reunião de negócios informal de duas em duas semanas sem agenda, sem tópicos e sem estrutura. Discutir o negócio e a vida empresarial; Tomar um café ou beber uma cerveja se for numa sexta à tarde.

4. Estabelecer uma hierarquia 

As relações familiares baseiam-se em emoções, e como tal, qualquer conflito ou decisão tem o potencial de escalar e transcender o âmbito profissional. Ao estabelecermos uma hierarquia (que não tem necessariamente de corresponder à hierarquia familiar) ou ao compartimentarmos a tomada de decisão (um tem a palavra final sobre marketing, outro sobre contabilidade, etc.), prevenimos conflitos desnecessários e evitamos que cada decisão leve o dobro do tempo a ser tomada. Se todos estiverem cientes da hierarquia e a respeitarem, será muito mais simples e os conflitos serão muito menos frequentes. 

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