4 Dezembro 2023

Às segundas dicas de primeira – Dicas para preparar o seu negócio para a corrida às compras natalícias

Se tem um pequeno negócio de retalho, o Natal será, provavelmente, a época mais rentável do ano. Para aproveitar ao máximo a corrida às compras de Natal, é importante planear com antecedência. 

Eis algumas dicas para antecipar a azáfama da época.  

1. Antes do início das compras de Natal, garanta o seu stock 
Analise os números de Natais anteriores para perceber o que os clientes costumam comprar, de modo a garantir que tem um stock suficiente dos produtos favoritos, mas sem exagerar.  

2. Prepare a logística para as vendas de Natal 
Na época de Natal o movimento é maior e o volume de vendas também. Tem colaboradores suficientes para as caixas e para o apoio ao cliente? O seu sistema faz cópias de segurança? O seu espaço está preparado para o aumento do número de clientes, especialmente para as filas? 
Pondere contratar pessoal temporário durante o período festivo para garantir que tudo corre bem.  

3. Teste o seu website 
Se faz muitas vendas online, é essencial que o seu website consiga lidar com o aumento do tráfego. Antes da data teste o seu website, de forma a certificar-se que está funcional. 

4. Calcule o tempo de envio das encomendas 
Esta é uma importante dica para o seu negócio. Seja para garantir o stock ou que os seus clientes recebem os presentes a tempo. Não se esqueça de que os envios pelo correio nesta altura podem ser mais demorados. 
Calcule o período de espera mais longo antes do Natal e aconselhe os seus clientes a encomendarem antes dessa data – não os quer insatisfeitos por não terem recebido as compras a tempo do Natal!  

5. Destaque-se com uma montra apelativa 
Contribua para o ambiente vibrante das ruas no Natal. Enfeite a sua montra com uma decoração festiva e apelativa, seja original, ousado, criativo. Faça com que os transeuntes parem para admirar a sua montra e, depois, entrem na sua loja.  

6. Organize um evento que estimule as compras de Natal 
Se vende utensílios de cozinha, porque não oferecer uma aula de cozinha natalícia? Se está no negócio da moda, porque não disponibilizar um serviço de aconselhamento gratuito para looks de festa? Os eventos promocionais que incluem reduções de preços costumam ter impactos positivos sobre as vendas a curto prazo - exatamente o que se pretende na época natalícia.  

7. Entusiasme os seus colaboradores 
Funcionários entusiasmados fazem toda a diferença. Estimule o espírito natalício oferecendo-lhes regalias relacionadas com a época. Além disso, não se esqueça de os recompensar pelo bom trabalho com os clientes.  

8. Ofereça embrulhos de Natal bonitos 
Muitas pessoas não gostam da ideia de embrulhar as compras de Natal. Assim, publicite a oferta deste serviço gratuito. 
Para evitar muita confusão dentro da loja, faça embrulhos bonitos e originais, mas simples e rápidos de fazer. Este tipo de serviço pode garantir-lhe um aumento das vendas.  
Procure também alertar os seus colaboradores para que evitem o desperdício dos materiais de embrulho. Além de poupar dinheiro, estará também a incentivar práticas mais conscientes e sustentáveis. 

9. Contribua para uma causa solidária 
As pessoas adoram ver – e contribuir para – o espírito natalício em ação. Pense em associar as vendas das compras de Natal a um donativo para uma instituição de solidariedade. Além de prestigiar a sua marca, esta atitude também poderá encorajar as pessoas a comprarem na sua loja, a fim de contribuírem para uma boa ação. 
No fim de contas, o seu negócio estará também a contribuir e promover causas que fazem a diferença na vida de muitas pessoas. 

10. Faça promoções 
Durante o período das compras de Natal, ofereça descontos, dois artigos pelo preço de um, ou entregas gratuitas. As promoções que ajudam os consumidores a poupar podem atrair mais e novos clientes e aumentar as vendas de Natal. 
 
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