5 Agosto 2024

Às segundas dicas de primeira – Meu querido mês de agosto

Hoje vamo-nos debruçar sobre a temática da sazonalidade. Um dos maiores desafios desta tipologia de negócio é mantê-lo fora desta época. Muitas das vezes estas empresas sazonais têm de garantir, em poucos meses, o lucro suficiente para todo o ano. 

No entanto, existem ideias e alternativas que o podem ajudar a manter bons níveis de negócio durante todo o ano. Vamos descobri-las.

1. Alargar a carteira de clientes 
Aproveite a época alta para fidelizar clientes, mas também para aumentar o número de clientes. Ofereça vantagens aos clientes que levem amigos a conhecer o seu negócio e depois aos amigos que se fidelizem. Esta é uma ideia que não se adapta a todas as tipologias de negócio, mas dê asas à imaginação e descubra uma forma de implementar uma solução do género. 

2. Oferecer produtos ou serviços extra 
Oferecer algo extra, como por exemplo na compra de produtos ofereça amostras de outros, ou implemente a famosa campanha “Leve dois pague um”, pode oferecer produtos com menos saída assim pode escoar stock e ainda dar a conhecer novos produtos que o cliente por norma não consome. 

3. Esteja presente em eventos 
Esteja presente onde os seus clientes ou potenciais clientes possam estar, como eventos ou datas comemorativas da cidade. Tornar-se parte da comunidade vai levar com que as pessoas visitem o seu negócio em qualquer altura do ano, porque se identificam com a sua marca ou com o serviço que oferece. 

4. Manter o contacto o ano inteiro 
Deve apostar no contacto durante todo o ano, embora com menor frequência para não criar no cliente uma memoria negativa. Existem soluções que permitem comunicar através de SMS como SMS nos aniversários, oferecer promoções ou até convidar a uma visita, que irão permitir criar laços com a marca. 

5. Conquistar nichos de mercado 
Se o seu negócio está direcionado para uma dada época do ano, ou atividade específica, porque não lhe dar um pequeno “twist” que lhe permita abranger outro público-alvo?

Focar-se num nicho de mercado, tornando-se essencial para esses clientes na época baixa, pode ser uma boa aposta. Ao oferecer bens escassos a minorias específicas pode tornar-se essencial na vida de alguns clientes e assim assegurar o sucesso durante os meses mais parados.
 
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