1 Julho 2024

Às segundas dicas de primeira – Porquê apostar na fidelização de clientes?

Fidelizar clientes é uma das estratégias mais eficientes para aumentar a lucratividade do seu negócio. Os clientes fiéis tendem a consumir mais, com mais frequência, além de aconselharem a outros clientes e são menos sensíveis a variações de preço ou momentos de crise.

5 principais razões para investir em estratégias para fidelizar os seus clientes:

1. Aumentar o lucro 
Ao investir em estratégias de fidelização estará a aumentar a rentabilidade do negócio. Isso porque os clientes fidelizados têm tendência a gastar mais em cada compra (ticket médio), além de comprar com mais frequência.

No entanto, há outra questão bastante pertinente, as ações para fidelizar clientes costumam requerer menos investimento que as ações para atrair novos clientes. Para atrair é necessário o investimento em marketing, realizar promoções com descontos apelativos. 

2. Proteger-se da concorrência 
Além de ser mais rentável fidelizar um cliente do que conquistar novos, os consumidores fiéis são muito mais difíceis de perder para a concorrência.

Mesmo que a sua concorrência esteja por perto, inclusive com preços menores e promoções agressivas, aqueles clientes mais fiéis dificilmente vão trocar. 

3. Conquistar estabilidade a longo prazo 
Com tanta competitividade, o mercado torna-se muito volátil. Qual é o empreendedor que nunca passou por oscilações na faturação, entre um mês e outro? Contudo, quando tem uma base de clientes fiéis, tem muito mais estabilidade. 

4. Aumentar o valor associado 
Além de empreendedor, também é consumidor — e é provável que se lembre de algum produto que lhe inspira a fidelidade de que estamos a falar. Aquele café ou restaurante que frequenta todas as semanas, o mecânico que cuida do seu carro há anos, o médico que trata de si desde criança, e por aí vai…

Quando se gosta tanto de um produto, o preço deixa de ser o fator mais importante. A não ser que o preço aumente muito e encontre uma alternativa melhor por menos, porque se não está disposta a pagar um pouco mais por aquilo que conhece e confia. 

5. Ganhar feedbacks e recomendações
O “boca-a-boca” é uma das ferramentas de marketing mais eficientes, e quem indica o seu produto ou serviço para amigos e conhecidos é um cliente fiel. Então, de certa maneira, fidelizar clientes também ajuda a atrair novos. Interessante, não?

Porém, além das recomendações, os clientes fiéis costumam dar mais feedbacks, no sentido de o ajudar a melhorar o seu produto ou corrigir falhas pontuais no seu serviço.
 
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