5 Fevereiro 2024

Às segundas dicas de primeira - Será que o seu pós-venda se recomenda?

Um bom pós-venda mantém clientes fidelizados e deve ser tão cuidado quanto a conclusão do negócio. Ao manter um bom atendimento após o fecho da venda, o cliente percebe a seriedade e a importância que sua empresa dá aos consumidores e cria uma relação mais sólida e fidelizada com a empresa.

A qualidade no atendimento é fundamental para fidelizar clientes e manter a credibilidade e reputação da sua empresa.

Ofereça uma assistência de qualidade em todas as etapas do negócio, não perca clientes em função de descuidos que podem ser facilmente evitados e saiba aproveitar críticas e sugestões para alavancar seu negócio.

Mantenha canais para reclamações e analise-os com cuidado
Compreenda bem qual é o motivo da crítica e esclareça quaisquer pontos que possam ter ficado confusos. A partir disso, procure a origem do problema e encontre formas de minimizá-lo. É preciso entender o que o cliente espera e avaliar se a solicitação pode ser atendida.

Não deixe nenhum cliente sem resposta e manifeste-se de forma rápida
Após receber uma reclamação, procure forma de entrar em contato com o cliente, ainda que a solução do problema não possa vir de forma imediata. É importante que o consumidor perceba que o atendimento cuidadoso permanece mesmo após a transação comercial.

Jamais ignore uma crítica, ainda que não concorde com ela. Além disso, agradeça sempre que receber um comentário positivo. Qualquer opinião sobre o seu negócio deve ser valorizada. Demonstre que está disposto a ouvir e resolver o problema.

Proponha soluções viáveis e cumpra sua palavra
Após entender bem o problema, proponha soluções eficientes para atender à reclamação de forma personalizada e de acordo com as preferências do cliente. Evite a todo custo fazer promessas inviáveis para não aumentar ainda mais a insatisfação. Cumpra todos os prazos e condições estabelecidas e atue sempre com profissionalismo e comprometimento.

Quem tem uma reclamação atendida de forma rápida e eficaz tem muito mais hipóteses de tornar-se fidelizado. Um pós-venda atencioso pode ser o primeiro passo para conquistar novos clientes, e levar com que os clientes atuais recomendem a sua empresa a clientes potenciais. 

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