Será que o segredo ainda é a alma do negócio? Ou a alma é que é o segredo do negócio? Talvez um dos maiores segredos para o sucesso de uma empresa seja a comunicação.
Todos nós precisamos de nos fazer entender e entendermos os outros, isso não é diferente no que toca à comunicação empresarial. No seio de uma empresa podemos ter diversas formas de comunicar: verbalmente, website, redes sociais, e-mails. O importante é criar uma estratégia de comunicação coerente.
Conheça algumas dicas sobre os vários meios de comunicação:
1. Verbalmente
Para comunicar bem, é fundamental saber ouvir. Deixe o seu cliente falar, muitas das vezes até desabafar sobre a situação que pretende ver resolvida.
Por mais que não concorde com o que ele está a falar, deixe-o concluir a sua linha de raciocínio para depois sugerir uma solução, revelando que tem interesse genuíno pelo que está a ser dito, o que facilitará na própria resolução da situação.
2. Website
Um dos meios mais usados para pesquisas hoje em dia é a internet. Como tal, o website é o seu cartão de visita e o primeiro contacto muitas das vezes com o cliente.
Quando estiver no processo de criação do seu website pense de que forma pretende ser percecionado pelas pessoas que o visitam. A linguagem usada, a estrutura do website, a informação que é difundida, as imagens, tudo isso será fundamental para passar uma mensagem.
3. Redes sociais
Mais do que consumir, as pessoas querem sentir-se envolvidas, pretendem relacionar-se com a marca e compartilhar as experiências. É através de publicações que relatam os locais onde estiveram e os novos produtos que compraram, que ajudam na construção e divulgação da marca de forma gratuita.
Nunca se esqueça de ajustar os conteúdos ao seu público. Disponibilize informação que vá de encontro à sua tipologia de negócio.
4. E-mail
Num mundo cada vez mais digital são cada vez mais os assuntos tratados por e-mail. Seja claro no título de e-mail para que facilmente seja identificado o tema abordado no corpo do mesmo. Demonstre profissionalismo e seriedade, tendo cuidado no vocabulário quando escreve um e-mail. Evite as gírias e seja formal na medida certa.
Se sentir que há uma abertura por parte do consumidor, seja um pouco mais informal, com um certo cuidado. Isso poderá deixá-los cada vez mais próximos e pode ser um passo para conquistá-lo.
Todos nós precisamos de nos fazer entender e entendermos os outros, isso não é diferente no que toca à comunicação empresarial. No seio de uma empresa podemos ter diversas formas de comunicar: verbalmente, website, redes sociais, e-mails. O importante é criar uma estratégia de comunicação coerente.
Conheça algumas dicas sobre os vários meios de comunicação:
1. Verbalmente
Para comunicar bem, é fundamental saber ouvir. Deixe o seu cliente falar, muitas das vezes até desabafar sobre a situação que pretende ver resolvida.
Por mais que não concorde com o que ele está a falar, deixe-o concluir a sua linha de raciocínio para depois sugerir uma solução, revelando que tem interesse genuíno pelo que está a ser dito, o que facilitará na própria resolução da situação.
2. Website
Um dos meios mais usados para pesquisas hoje em dia é a internet. Como tal, o website é o seu cartão de visita e o primeiro contacto muitas das vezes com o cliente.
Quando estiver no processo de criação do seu website pense de que forma pretende ser percecionado pelas pessoas que o visitam. A linguagem usada, a estrutura do website, a informação que é difundida, as imagens, tudo isso será fundamental para passar uma mensagem.
3. Redes sociais
Mais do que consumir, as pessoas querem sentir-se envolvidas, pretendem relacionar-se com a marca e compartilhar as experiências. É através de publicações que relatam os locais onde estiveram e os novos produtos que compraram, que ajudam na construção e divulgação da marca de forma gratuita.
Nunca se esqueça de ajustar os conteúdos ao seu público. Disponibilize informação que vá de encontro à sua tipologia de negócio.
4. E-mail
Num mundo cada vez mais digital são cada vez mais os assuntos tratados por e-mail. Seja claro no título de e-mail para que facilmente seja identificado o tema abordado no corpo do mesmo. Demonstre profissionalismo e seriedade, tendo cuidado no vocabulário quando escreve um e-mail. Evite as gírias e seja formal na medida certa.
Se sentir que há uma abertura por parte do consumidor, seja um pouco mais informal, com um certo cuidado. Isso poderá deixá-los cada vez mais próximos e pode ser um passo para conquistá-lo.