10 Setembro 2024

Como fazer um planeamento estratégico?

O planeamento estratégico é fundamental para desenvolver uma visão a médio e longo prazo e, apesar de parecer mais uma daquelas tarefas sem aplicação prática, é o planeamento que permite que as empresas se organizem, tornando os processos mais eficientes e, assim, obter diferenciais competitivos. 

A questão que se coloca é como fazer um planeamento estratégico?  

1º Passo – Diagnóstico  
O primeiro passo exige um processo interno, olhar para a empresa e para o mercado e entender o momento atual. Fazer uma análise SWOT pode ser uma grande ajuda, perceber quais os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.  
Analise os diferenciais e os pontos que precisam de ser melhorados, e faça o mesmo com o ambiente externo.  

2º Passo – Identidade organizacional  
Para que o seu negócio seja único, ele precisa de uma missão, visão e valores que sejam reconhecidos tanto pelo público interno, quanto pelo externo. 
Uma empresa pode mudar ao longo dos anos e pode haver necessidade de alterar a missão, visão e valores ao longo do tempo por não se adequarem mais à imagem transmitida desejada. 

3º Passo – Metas e indicadores de sucesso  
O envolvimento de todos é fundamental, cada departamento deve ter as suas metas com vista ao objetivo comum a todos, que pode ser mais vendas, mais notoriedade, etc..  
Lembre-se sempre que os objetivos devem ser realistas, não tenha expetativas irrealistas, isso só irá contribuir para a frustração geral.  

4º Plano de ação  
Neste momento já sabem onde a empresa está e onde ela precisa de chegar. Este é o momento certo para partir para a ação.  
O plano de ação é o que viabiliza conquistar as metas e objetivos definidos, com base em um cronograma e na definição de responsáveis. 
Comece por enumerar as ações para que estas aconteçam por ordem de importância, sendo o que for mais simples ou urgente realizado primeiro.  

5º Acompanhamento e análise  
Como última fase do planeamento estratégico, defina a periodicidade de reuniões para que os diferentes departamentos possam apresentar e debater os resultados alcançados.  
Os encontros regulares ajudam a diminuir o tempo perdido na intenção de encontrar um erro ou uma falha, já que os ajustes podem ser realizados mais rapidamente. 
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço.
Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies. Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.