O planeamento estratégico é fundamental para desenvolver uma visão a médio e longo prazo e, apesar de parecer mais uma daquelas tarefas sem aplicação prática, é o planeamento que permite que as empresas se organizem, tornando os processos mais eficientes e, assim, obter diferenciais competitivos.
A questão que se coloca é como fazer um planeamento estratégico?
1º Passo – Diagnóstico
O primeiro passo exige um processo interno, olhar para a empresa e para o mercado e entender o momento atual. Fazer uma análise SWOT pode ser uma grande ajuda, perceber quais os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Analise os diferenciais e os pontos que precisam de ser melhorados, e faça o mesmo com o ambiente externo.
2º Passo – Identidade organizacional
Para que o seu negócio seja único, ele precisa de uma missão, visão e valores que sejam reconhecidos tanto pelo público interno, quanto pelo externo.
Uma empresa pode mudar ao longo dos anos e pode haver necessidade de alterar a missão, visão e valores ao longo do tempo por não se adequarem mais à imagem transmitida desejada.
3º Passo – Metas e indicadores de sucesso
O envolvimento de todos é fundamental, cada departamento deve ter as suas metas com vista ao objetivo comum a todos, que pode ser mais vendas, mais notoriedade, etc..
Lembre-se sempre que os objetivos devem ser realistas, não tenha expetativas irrealistas, isso só irá contribuir para a frustração geral.
4º Plano de ação
Neste momento já sabem onde a empresa está e onde ela precisa de chegar. Este é o momento certo para partir para a ação.
O plano de ação é o que viabiliza conquistar as metas e objetivos definidos, com base em um cronograma e na definição de responsáveis.
Comece por enumerar as ações para que estas aconteçam por ordem de importância, sendo o que for mais simples ou urgente realizado primeiro.
5º Acompanhamento e análise
Como última fase do planeamento estratégico, defina a periodicidade de reuniões para que os diferentes departamentos possam apresentar e debater os resultados alcançados.
Os encontros regulares ajudam a diminuir o tempo perdido na intenção de encontrar um erro ou uma falha, já que os ajustes podem ser realizados mais rapidamente.
A questão que se coloca é como fazer um planeamento estratégico?
1º Passo – Diagnóstico
O primeiro passo exige um processo interno, olhar para a empresa e para o mercado e entender o momento atual. Fazer uma análise SWOT pode ser uma grande ajuda, perceber quais os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Analise os diferenciais e os pontos que precisam de ser melhorados, e faça o mesmo com o ambiente externo.
2º Passo – Identidade organizacional
Para que o seu negócio seja único, ele precisa de uma missão, visão e valores que sejam reconhecidos tanto pelo público interno, quanto pelo externo.
Uma empresa pode mudar ao longo dos anos e pode haver necessidade de alterar a missão, visão e valores ao longo do tempo por não se adequarem mais à imagem transmitida desejada.
3º Passo – Metas e indicadores de sucesso
O envolvimento de todos é fundamental, cada departamento deve ter as suas metas com vista ao objetivo comum a todos, que pode ser mais vendas, mais notoriedade, etc..
Lembre-se sempre que os objetivos devem ser realistas, não tenha expetativas irrealistas, isso só irá contribuir para a frustração geral.
4º Plano de ação
Neste momento já sabem onde a empresa está e onde ela precisa de chegar. Este é o momento certo para partir para a ação.
O plano de ação é o que viabiliza conquistar as metas e objetivos definidos, com base em um cronograma e na definição de responsáveis.
Comece por enumerar as ações para que estas aconteçam por ordem de importância, sendo o que for mais simples ou urgente realizado primeiro.
5º Acompanhamento e análise
Como última fase do planeamento estratégico, defina a periodicidade de reuniões para que os diferentes departamentos possam apresentar e debater os resultados alcançados.
Os encontros regulares ajudam a diminuir o tempo perdido na intenção de encontrar um erro ou uma falha, já que os ajustes podem ser realizados mais rapidamente.