Com 2024 à porta, este é o momento certo para definir o seu planeamento estratégico, no sentido de auxiliar a sua empresa a caminhar em direção ao sucesso. Quer aprender a fazer um?
Este tipo de plano é fundamental para desenvolver uma visão de médio e longo prazo e, assim, conquistar os objetivos do negócio.
Apesar de parecer mais uma daquelas tarefas sem aplicação prática, não se engane, planear é o que permite que a empresa se organize, torne os processos mais eficientes e, assim, obtenha diferenciais competitivos.
Como fazer um planeamento estratégico?
Para que o seu planeamento seja eficaz, é preciso ter um cronograma e seguir algumas etapas específicas.
Conheça, a seguir, quais são elas:
Passo 1: Diagnóstico
O primeiro passo envolve olhar para dentro da empresa e para o mercado para entender o momento atual. Ou seja, identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio.
Analise os diferenciais e os pontos que precisam ser melhorados e, depois, faça o mesmo com o ambiente externo. Ou seja, identifique as oportunidades e ameaças que influenciam o seu negócio, tais como a sazonalidade ou a situação económica do país.
O diagnóstico é importante para que seja possível entender o contexto em que a empresa está inserida e, assim, identificar as ações mais adequadas para alcançar os objetivos.
Passo 2: Identidade organizacional
Para ter um negócio diferenciador, precisa de uma missão, visão e valores que sejam reconhecidos tanto pelo público interno, quanto pelo externo.
É exatamente por isso que a filosofia da empresa é tão importante e deve ser levada a sério. Até porque é ela que vai orientar a tomada de decisões e as diretrizes estratégicas.
A missão é a razão pela qual a sua empresa existe, enquanto a visão é o que você aspira ou onde deseja chegar. Já os valores representam os princípios que guiam a cultura da empresa e, inclusive, dos colaboradores.
Passo 3: Metas e indicadores de sucesso
Agora é o momento de colocar no papel onde o negócio precisa chegar e quais os dados que indicarão o sucesso dessa jornada.
As metas a serem conquistadas precisam envolver toda a organização. Por isso, pode ser preciso criar uma meta geral e, depois, transformá-la em metas de vendas, marketing, recursos humanos e assim por diante.
Lembre-se de que o envolvimento de todos é fundamental no planeamento estratégico, por isso, cada departamento deve ter as suas metas.
Um ponto importante aqui é que os objetivos devem ser desafiadores, no entanto, realistas. Então, nada de sonhar muito alto e colocar números impossíveis de serem alcançados dentro do mercado ou da realidade da empresa.
Passo 4: Plano de ação
A esta altura, já sabe em que patamar a sua empresa está, quem ela é e onde ela precisa chegar. Então, é o momento certo de partir para a ação!
O plano de ação é o que viabiliza conquistar as metas e objetivos definidos, com base em um cronograma e na definição de responsáveis.
Isso significa que é preciso definir quais atitudes serão tomadas e delegar quem vai executar cada uma delas. Ter essas informações documentadas pode ser o diferencial entre uma estratégia bem-sucedida e uma problemática, por isso, fique bem atento a essa etapa.
Como nem tudo pode ser prioridade, é fundamental enumerar as ações para que elas aconteçam por ordem de importância, realizando o que for mais simples ou urgente primeiro.
Passo 5: Acompanhamento e análise
Como última etapa do planeamento estratégico, defina uma periodicidade de reuniões para que as áreas da empresa possam se encontrar, apresentar e debater os resultados alcançados.
Além desse encontro, também é importante reunir os gestores, sempre que possível, para que os resultados sejam avaliados. Afinal, o mercado não é estático.
Este tipo de plano é fundamental para desenvolver uma visão de médio e longo prazo e, assim, conquistar os objetivos do negócio.
Apesar de parecer mais uma daquelas tarefas sem aplicação prática, não se engane, planear é o que permite que a empresa se organize, torne os processos mais eficientes e, assim, obtenha diferenciais competitivos.
Como fazer um planeamento estratégico?
Para que o seu planeamento seja eficaz, é preciso ter um cronograma e seguir algumas etapas específicas.
Conheça, a seguir, quais são elas:
Passo 1: Diagnóstico
O primeiro passo envolve olhar para dentro da empresa e para o mercado para entender o momento atual. Ou seja, identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio.
Analise os diferenciais e os pontos que precisam ser melhorados e, depois, faça o mesmo com o ambiente externo. Ou seja, identifique as oportunidades e ameaças que influenciam o seu negócio, tais como a sazonalidade ou a situação económica do país.
O diagnóstico é importante para que seja possível entender o contexto em que a empresa está inserida e, assim, identificar as ações mais adequadas para alcançar os objetivos.
Passo 2: Identidade organizacional
Para ter um negócio diferenciador, precisa de uma missão, visão e valores que sejam reconhecidos tanto pelo público interno, quanto pelo externo.
É exatamente por isso que a filosofia da empresa é tão importante e deve ser levada a sério. Até porque é ela que vai orientar a tomada de decisões e as diretrizes estratégicas.
A missão é a razão pela qual a sua empresa existe, enquanto a visão é o que você aspira ou onde deseja chegar. Já os valores representam os princípios que guiam a cultura da empresa e, inclusive, dos colaboradores.
Passo 3: Metas e indicadores de sucesso
Agora é o momento de colocar no papel onde o negócio precisa chegar e quais os dados que indicarão o sucesso dessa jornada.
As metas a serem conquistadas precisam envolver toda a organização. Por isso, pode ser preciso criar uma meta geral e, depois, transformá-la em metas de vendas, marketing, recursos humanos e assim por diante.
Lembre-se de que o envolvimento de todos é fundamental no planeamento estratégico, por isso, cada departamento deve ter as suas metas.
Um ponto importante aqui é que os objetivos devem ser desafiadores, no entanto, realistas. Então, nada de sonhar muito alto e colocar números impossíveis de serem alcançados dentro do mercado ou da realidade da empresa.
Passo 4: Plano de ação
A esta altura, já sabe em que patamar a sua empresa está, quem ela é e onde ela precisa chegar. Então, é o momento certo de partir para a ação!
O plano de ação é o que viabiliza conquistar as metas e objetivos definidos, com base em um cronograma e na definição de responsáveis.
Isso significa que é preciso definir quais atitudes serão tomadas e delegar quem vai executar cada uma delas. Ter essas informações documentadas pode ser o diferencial entre uma estratégia bem-sucedida e uma problemática, por isso, fique bem atento a essa etapa.
Como nem tudo pode ser prioridade, é fundamental enumerar as ações para que elas aconteçam por ordem de importância, realizando o que for mais simples ou urgente primeiro.
Passo 5: Acompanhamento e análise
Como última etapa do planeamento estratégico, defina uma periodicidade de reuniões para que as áreas da empresa possam se encontrar, apresentar e debater os resultados alcançados.
Além desse encontro, também é importante reunir os gestores, sempre que possível, para que os resultados sejam avaliados. Afinal, o mercado não é estático.