Temos passado por anos atípicos desde que a pandemia se instalou a nível global, no entanto é importante estar preparado para o futuro. De seguida, apresentamos algumas dicas de como pode planear o seu negócio para 2023.
1. Analisar o 2022
A melhor forma de planear o ano que ainda agora está a começar é analisar o que terminou. Parece óbvio, não é? Mas o que analisar de 2022?
Pode começar pela listagem de vendas, a sua empresa cresceu no último ano? Se não, entenda o porquê. Existem ainda outros indicadores, como os mapas comparativos onde pode comparar os resultados tendo em conta o igual período do ano anterior, a listagem de pendentes onde pode analisar os valores em dívida, entre outro tipo de indicadores que ache relevantes.
Relativamente às compras, importa analisar o volume de compras, quais as marcas mais vendidas para que consiga negociar com o fornecedor, os preços ou prazos de pagamento.
2. Preparar uma estratégia de negócio
A estratégia de negócio deve ter como base os resultados referidos no ponto anterior, é fundamental ter alguma base para que se possa desenvolver.
Deixamos algumas ideias de estratégias a implementar:
• Meses com menos vendas, o que fazer? Criar campanhas promocionais, aqui até pode aproveitar para escoar stock com menos rotatividade por exemplo. Promover um evento também pode ser uma boa iniciativa, trazendo mais pessoas à loja, a possibilidade de vender é maior.
• Como fidelizar clientes e fazer mais vendas? Manter-se na lembrança do cliente é o ponto chave. Como pode fazer isso? Fazendo-o sentir especial, envie uma mensagem no aniversário ou a agradecer a compra, ofereça-lhe descontos exclusivos, há várias estratégias que pode implementar.
• Como aumentar o ticket médio por loja? Como fazer que o cliente compre mais do que está disposto? Promovendo vendas complementares, isto é, na compra de um artigo vender um complementar ou então oferecer um desconto na segunda unidade.
• Como se tornar mais conhecido? Use o poder do digital a seu favor. Se a sua loja não tem presença no digital, este é o momento certo. Crie uma conta, identifique a sua empresa, produtos ou serviços, e mostre o que melhor tem para oferecer aos seus clientes. Aposte em publicidade, marketing de influência, sabemos que o digital é o mundo, só precisa de ser criativo.
Tenha consciência que, mais importante que criar uma conta, é mantê-la atualizada. Não há nada pior que o cliente consultar as suas redes sociais e verificar que não tem nada de novo.
Tenha sempre pensado um plano B para o caso de algum imprevisto, a pandemia veio mostrar que temos de estar sempre preparados para trabalhar sobre o incerto.
3. Definir procedimentos
Sabemos que gerir um negócio exige muito tempo e dedicação, mas há processos que ao longo do ano permitem manter a saúde do seu negócio.
• Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é um dos fatores mais importante para a longevidade de um negócio, afinal eles são o seu melhor ativo, para além da sua equipa claro. Reveja os processos que tem atualmente e pense no que pode melhorar, o atendimento é uma das razões que fideliza o cliente.
• Stocks
Não deixe a contagem de stock apenas para o final do ano. Defina juntamente com a sua equipa qual a melhor altura para fazer contagem de stock, sabemos que o processo é moroso, mas contar o stock 2x por ano pode ser bastante mais eficaz.
• Redes sociais
Defina em que dias da semana e que tipo de conteúdos vai publicar no início do mês. Aposte em diferentes tipos de conteúdos, sempre que um cliente partilhar o seu feedback partilhe com os restantes.
• Pós-venda
Seja claro com o cliente quanto às condições de troca ou devolução, esse é um dos fatores que pode dar motivos para reclamações e insatisfação por parte do cliente. Tenha bem definido com a equipa quais os procedimentos a aplicar nestes casos. Tente resolver a questão de forma tranquila, evitando o conflito.
1. Analisar o 2022
A melhor forma de planear o ano que ainda agora está a começar é analisar o que terminou. Parece óbvio, não é? Mas o que analisar de 2022?
Pode começar pela listagem de vendas, a sua empresa cresceu no último ano? Se não, entenda o porquê. Existem ainda outros indicadores, como os mapas comparativos onde pode comparar os resultados tendo em conta o igual período do ano anterior, a listagem de pendentes onde pode analisar os valores em dívida, entre outro tipo de indicadores que ache relevantes.
Relativamente às compras, importa analisar o volume de compras, quais as marcas mais vendidas para que consiga negociar com o fornecedor, os preços ou prazos de pagamento.
2. Preparar uma estratégia de negócio
A estratégia de negócio deve ter como base os resultados referidos no ponto anterior, é fundamental ter alguma base para que se possa desenvolver.
Deixamos algumas ideias de estratégias a implementar:
• Meses com menos vendas, o que fazer? Criar campanhas promocionais, aqui até pode aproveitar para escoar stock com menos rotatividade por exemplo. Promover um evento também pode ser uma boa iniciativa, trazendo mais pessoas à loja, a possibilidade de vender é maior.
• Como fidelizar clientes e fazer mais vendas? Manter-se na lembrança do cliente é o ponto chave. Como pode fazer isso? Fazendo-o sentir especial, envie uma mensagem no aniversário ou a agradecer a compra, ofereça-lhe descontos exclusivos, há várias estratégias que pode implementar.
• Como aumentar o ticket médio por loja? Como fazer que o cliente compre mais do que está disposto? Promovendo vendas complementares, isto é, na compra de um artigo vender um complementar ou então oferecer um desconto na segunda unidade.
• Como se tornar mais conhecido? Use o poder do digital a seu favor. Se a sua loja não tem presença no digital, este é o momento certo. Crie uma conta, identifique a sua empresa, produtos ou serviços, e mostre o que melhor tem para oferecer aos seus clientes. Aposte em publicidade, marketing de influência, sabemos que o digital é o mundo, só precisa de ser criativo.
Tenha consciência que, mais importante que criar uma conta, é mantê-la atualizada. Não há nada pior que o cliente consultar as suas redes sociais e verificar que não tem nada de novo.
Tenha sempre pensado um plano B para o caso de algum imprevisto, a pandemia veio mostrar que temos de estar sempre preparados para trabalhar sobre o incerto.
3. Definir procedimentos
Sabemos que gerir um negócio exige muito tempo e dedicação, mas há processos que ao longo do ano permitem manter a saúde do seu negócio.
• Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é um dos fatores mais importante para a longevidade de um negócio, afinal eles são o seu melhor ativo, para além da sua equipa claro. Reveja os processos que tem atualmente e pense no que pode melhorar, o atendimento é uma das razões que fideliza o cliente.
• Stocks
Não deixe a contagem de stock apenas para o final do ano. Defina juntamente com a sua equipa qual a melhor altura para fazer contagem de stock, sabemos que o processo é moroso, mas contar o stock 2x por ano pode ser bastante mais eficaz.
• Redes sociais
Defina em que dias da semana e que tipo de conteúdos vai publicar no início do mês. Aposte em diferentes tipos de conteúdos, sempre que um cliente partilhar o seu feedback partilhe com os restantes.
• Pós-venda
Seja claro com o cliente quanto às condições de troca ou devolução, esse é um dos fatores que pode dar motivos para reclamações e insatisfação por parte do cliente. Tenha bem definido com a equipa quais os procedimentos a aplicar nestes casos. Tente resolver a questão de forma tranquila, evitando o conflito.