Quando se fala em ações de comunicação e marketing, o primeiro público-alvo que vem à mente da maioria dos empreendedores é o externo, composto predominantemente por clientes. Certo?
E a comunicação com a sua equipa é menos importante? Afinal são eles que fazem a máquina funcionar. Ou acredita que um colaborador desinformado e desmotivado será produtivo?
Confira algumas vantagens da comunicação interna.
1. Melhora o bem-estar organizacional
O ambiente de trabalho em que as pessoas pouco interagem entre si pode ser desmotivador.
A comunicação interna deve promover os relacionamentos interpessoais e o espírito de cooperação, isso irá permitir diminuir as distâncias entre os departamentos, com isso, as pessoas podem interagir mais e trabalhar em sintonia.
2. Aumenta a produtividade interna
A partir do momento em que os colaboradores se sentem envolvidos com os objetivos da empresa, é natural que eles se esforcem mais para contribuir para a organização.
Cada colaborador passa a entender melhor o seu papel dentro da empresa, a sua importância e o impacto que o seu trabalho gera nos resultados globais.
3. Diminuiu a taxa de rotatividade
Essas noções de produtividade e de relevância para a organização também contribuem para um tempo maior de permanência dos colaboradores.
Mas não é só isso. Funcionários mais motivados, reconhecidos e inseridos num ambiente de trabalho agradável são mais felizes e quase não têm motivos para sair da empresa.
4. Facilita a integração de novos funcionários
Um colaborador tende a integrar-se mais facilmente se for bem recebido pelos atuais colaboradores.
É importante que não existam barreiras, só dessa forma os novos elementos se sentirão à vontade para tirar dúvidas, dar sugestões e se aproximarem das outras pessoas.
5. Reduz o efeito de uma crise
Quando uma empresa passa por um momento difícil e expõe aos colaboradores a real situação e as estratégias previstas para a melhorar, a união entre os colaboradores sai reforçada.
Não espere comprometimento de um profissional desalinhado com os objetivos da empresa ou insatisfeito com o ambiente de trabalho.
A comunicação interna é, definitivamente, uma ferramenta indispensável para o sucesso de uma empresa.
É fundamental para oferecer aos clientes um bom serviço, ter uma equipa comprometida e uma cultura organizacional forte, tornando a empresa mais competitiva.
E a comunicação com a sua equipa é menos importante? Afinal são eles que fazem a máquina funcionar. Ou acredita que um colaborador desinformado e desmotivado será produtivo?
Confira algumas vantagens da comunicação interna.
1. Melhora o bem-estar organizacional
O ambiente de trabalho em que as pessoas pouco interagem entre si pode ser desmotivador.
A comunicação interna deve promover os relacionamentos interpessoais e o espírito de cooperação, isso irá permitir diminuir as distâncias entre os departamentos, com isso, as pessoas podem interagir mais e trabalhar em sintonia.
2. Aumenta a produtividade interna
A partir do momento em que os colaboradores se sentem envolvidos com os objetivos da empresa, é natural que eles se esforcem mais para contribuir para a organização.
Cada colaborador passa a entender melhor o seu papel dentro da empresa, a sua importância e o impacto que o seu trabalho gera nos resultados globais.
3. Diminuiu a taxa de rotatividade
Essas noções de produtividade e de relevância para a organização também contribuem para um tempo maior de permanência dos colaboradores.
Mas não é só isso. Funcionários mais motivados, reconhecidos e inseridos num ambiente de trabalho agradável são mais felizes e quase não têm motivos para sair da empresa.
4. Facilita a integração de novos funcionários
Um colaborador tende a integrar-se mais facilmente se for bem recebido pelos atuais colaboradores.
É importante que não existam barreiras, só dessa forma os novos elementos se sentirão à vontade para tirar dúvidas, dar sugestões e se aproximarem das outras pessoas.
5. Reduz o efeito de uma crise
Quando uma empresa passa por um momento difícil e expõe aos colaboradores a real situação e as estratégias previstas para a melhorar, a união entre os colaboradores sai reforçada.
Não espere comprometimento de um profissional desalinhado com os objetivos da empresa ou insatisfeito com o ambiente de trabalho.
A comunicação interna é, definitivamente, uma ferramenta indispensável para o sucesso de uma empresa.
É fundamental para oferecer aos clientes um bom serviço, ter uma equipa comprometida e uma cultura organizacional forte, tornando a empresa mais competitiva.