28 Maio 2024

Comunicação interna, estratégias para colocar em prática

Quando se fala em ações de comunicação e marketing, o primeiro público-alvo que vem à mente da maioria dos empreendedores é o externo, composto predominantemente por clientes. Certo?

E a comunicação com a sua equipa é menos importante? Afinal são eles que fazem a máquina funcionar. Ou acredita que um colaborador desinformado e desmotivado será produtivo?

Confira algumas vantagens da comunicação interna. 

1. Melhora o bem-estar organizacional 
O ambiente de trabalho em que as pessoas pouco interagem entre si pode ser desmotivador. 
A comunicação interna deve promover os relacionamentos interpessoais e o espírito de cooperação, isso irá permitir diminuir as distâncias entre os departamentos, com isso, as pessoas podem interagir mais e trabalhar em sintonia.

2. Aumenta a produtividade interna 
A partir do momento em que os colaboradores se sentem envolvidos com os objetivos da empresa, é natural que eles se esforcem mais para contribuir para a organização.
Cada colaborador passa a entender melhor o seu papel dentro da empresa, a sua importância e o impacto que o seu trabalho gera nos resultados globais.

3. Diminuiu a taxa de rotatividade
Essas noções de produtividade e de relevância para a organização também contribuem para um tempo maior de permanência dos colaboradores.
Mas não é só isso. Funcionários mais motivados, reconhecidos e inseridos num ambiente de trabalho agradável são mais felizes e quase não têm motivos para sair da empresa.

4. Facilita a integração de novos funcionários
Um colaborador tende a integrar-se mais facilmente se for bem recebido pelos atuais colaboradores. 
É importante que não existam barreiras, só dessa forma os novos elementos se sentirão à vontade para tirar dúvidas, dar sugestões e se aproximarem das outras pessoas.

5. Reduz o efeito de uma crise 
Quando uma empresa passa por um momento difícil e expõe aos colaboradores a real situação e as estratégias previstas para a melhorar, a união entre os colaboradores sai reforçada.

Não espere comprometimento de um profissional desalinhado com os objetivos da empresa ou insatisfeito com o ambiente de trabalho.

A comunicação interna é, definitivamente, uma ferramenta indispensável para o sucesso de uma empresa.

É fundamental para oferecer aos clientes um bom serviço, ter uma equipa comprometida e uma cultura organizacional forte, tornando a empresa mais competitiva.
 
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