Muitas são as dúvidas à volta deste tema. Vamos esclarecer em cada situação o documento que deve utilizar para que no final as contas fiquem em conformidade. Nas soluções PONTO25, existem 3 tipos de faturas, fatura, fatura recibo e fatura simplificada.
Para que servem cada uma delas?
A fatura é utilizada quando o cliente leva um artigo, mas não faz o pagamento do mesmo no ato da compra.
A fatura recibo e fatura simplificada, são ambas utilizadas quando o cliente leva o artigo e faz o pagamento na totalidade.
Que nota de crédito devo utilizar em cada caso?
Quando pretende trocar um artigo de uma fatura, deve utilizar a nota de crédito. Enquanto que quando o artigo trocado é proveniente de uma fatura recibo ou fatura simplificada é a nota de crédito PP a ser utilizada.
De uma forma geral é esta a regra, mas há exceções, relativamente às faturas dependendo da data da mesma e se tem ou não recibos associados.
Para que servem cada uma delas?
A fatura é utilizada quando o cliente leva um artigo, mas não faz o pagamento do mesmo no ato da compra.
A fatura recibo e fatura simplificada, são ambas utilizadas quando o cliente leva o artigo e faz o pagamento na totalidade.
Que nota de crédito devo utilizar em cada caso?
Quando pretende trocar um artigo de uma fatura, deve utilizar a nota de crédito. Enquanto que quando o artigo trocado é proveniente de uma fatura recibo ou fatura simplificada é a nota de crédito PP a ser utilizada.
De uma forma geral é esta a regra, mas há exceções, relativamente às faturas dependendo da data da mesma e se tem ou não recibos associados.