23 Novembro 2023

Dicas que o vão ajudar a ter o mindset necessário para abrir um negócio

Por vezes, as dicas que lhe dão não levam em conta a mudança de mentalidade que é necessária para conseguir aplicá-las com sucesso na sua vida. É por isso que, neste artigo, exploramos algumas ideias que o vão ajudar a ter não só a motivação como a direção necessária para abrir um negócio. Vamos a isso?

1. Livre-se de desculpas que o impedem de começar
As preocupações com um negócio, principalmente na sua fase inicial de lançamento, são normais. Não sabe se terá os recursos necessários, se vai conseguir arranjar fornecedores suficientes, ou até se vai conseguir encontrar um espaço que lhe agrade. No entanto, é importante que tenha em mente que nunca irá ter as condições reunidas para avançar: o ideal é começar, a pouco e pouco, e ir corrigindo possíveis falhas no caminho.
 
2. Absorva tudo

Escolha pessoas de diferentes grupos e contextos da sua vida e teste a sua ideia – as pessoas reagem bem? Compreendem o problema que a sua empresa vai resolver? Apesar de não serem especialistas no seu negócio, podem contribuir para ter uma perceção de como o mercado vai reagir.
Para além disso, para questões de logística e burocracias, pode encontrar soluções junto de pessoas que também tenham aberto um negócio e verá como a troca de experiências será produtiva e animadora. Absorva o conhecimento e anote tudo.

3. Transforme a sua empresa numa solução
É importante que a sua empresa resolva algum pain point, ou seja, um problema persistente ou recorrente que o seu consumidor enfrente. O seu negócio será mais bem-sucedido se criar uma conexão com o consumidor e compreender os seus problemas, e assim preencher uma lacuna de mercado, em vez de se focar unicamente a vender um produto ou serviço.
Quando construir a sua marca, explique aos seus consumidores o que o levou a criar o seu negócio – acompanhar a narrativa faz com que o seu público se sinta mais próximo e crie uma conexão emocional com a marca.
 
4. Menos é mais
Com o entusiasmo de abrir um novo negócio, pode acontecer começar a complexificar o seu produto ou a sua oferta em demasia. Nesse caso, para além de dificultar ao consumidor compreender a sua marca e o que ela tem para oferecer, pode, em último caso, paralisá-lo: a este fenómeno chama-se "paradoxo de escolha". Isto é, quando o cliente se depara com muita oferta, não consegue facilmente tomar uma decisão e isso impede-o de comprar o produto ou, se comprar, vai sentir-se ansioso com outra escolha que poderia ter feito. Por isso, não se esqueça, comece aos poucos, alinhe o seu foco e teste a sua ideia de negócio. Menos é mais.

5. Faça as contas
Comece a apontar todas as despesas que terá, entre as quais o espaço, a matéria-prima, a comunicação e divulgação do seu negócio e o seu ordenado. Desenvolva um orçamento que contenha as despesas específicas do seu negócio, reserve um valor considerável para imprevistos e correções que terá de fazer ao longo do tempo e, se não conseguir financiar o seu negócio unicamente com capitais próprios, equacione obter um financiamento.

6. Mais importante do que vender o seu produto, é vender a sua ideia
Como já falado neste artigo, a construção da narrativa para o seu consumidor acreditar no que está a vender é muito importante. Tenha em mente que o produto, por si só, não fala sozinho – tem de o defender. Construa um plano de marketing e de comunicação que lhe servirão de base sobre as etapas a seguir na divulgação da sua marca.
No entanto, não terá de convencer só o seu consumidor – é importante que faça networking regularmente e que frequente eventos do seu setor para conhecer pessoas que poderão tornar-se parceiros ou fornecedores. Nestas conversações, mostre entusiasmo e faça valer o seu pitch, ou seja, demonstre em poucos minutos como a sua ideia vale a pena.

7. Combine o seu entusiasmo com o conhecimento
A motivação vai impulsioná-lo para a frente, mas só o conhecimento fará com que tome boas decisões. É essencial que não apenas absorva os insights das pessoas à sua volta, como deverá ir à procura de respostas sempre que algo o inquietar. Recolha as melhores práticas, frequente cursos ou formações online que lhe acrescentem competências e leia livros que expliquem passo a passo sobre as áreas que quer conhecer melhor. Se tiver uma ideia em que realmente acredita e se a aliar com conhecimento, terá consigo os ingredientes certos para fazer a sua marca triunfar.
 
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para lhe oferecer uma melhor experiência e serviço.
Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies. Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.