A gestão de stock é um processo importante para qualquer negócio, é fundamental equilibrar o stock disponível de acordo com a procura.
Manter o inventário alinhado com a procura é essencial para garantir a eficiência e reduzir custos, contribuindo para uma melhor experiência de compra do cliente.
De seguida apresentamos algumas estratégias a ter em conta na gestão de stock:
Indicador do stock
Ao realizar a compra de artigos é importante perceber como está a procura do mercado relativamente aquele item, para que não haja stock parado no futuro.
Controlar o stock através de listagens em tempo real, durante certos períodos, é algo que pode ajudar a ter um controlo maior da quantidade de stock que tem dos artigos.
Stock Parado
O stock parado pode ser um problema para as empresas, quando os produtos não são vendidos durante um certo período, pode levar a prejuízos financeiros e problemas no armazenamento.
Para lidar com essas situações, pode adotar estratégias criativas, como a realização de campanhas e promoções, de forma a escoar o stock.
Escolher bons fornecedores
A escolha dos fornecedores é mais um desafio a ter em conta, uma vez que cada fornecedor trabalha com várias empresas em simultâneo. É fundamental ter mais do que um fornecedor uma vez que é comum haver atrasos nas entregas.
Além disso, saber gerir os prazos de entrega, uma vez que terá de fazer uma gestão eficaz de forma que não fique sem stock conforme o prazo de entrega estabelecido e já a contar com atrasos.
Manter o inventário alinhado com a procura é essencial para garantir a eficiência e reduzir custos, contribuindo para uma melhor experiência de compra do cliente.
De seguida apresentamos algumas estratégias a ter em conta na gestão de stock:
Indicador do stock
Ao realizar a compra de artigos é importante perceber como está a procura do mercado relativamente aquele item, para que não haja stock parado no futuro.
Controlar o stock através de listagens em tempo real, durante certos períodos, é algo que pode ajudar a ter um controlo maior da quantidade de stock que tem dos artigos.
Stock Parado
O stock parado pode ser um problema para as empresas, quando os produtos não são vendidos durante um certo período, pode levar a prejuízos financeiros e problemas no armazenamento.
Para lidar com essas situações, pode adotar estratégias criativas, como a realização de campanhas e promoções, de forma a escoar o stock.
Escolher bons fornecedores
A escolha dos fornecedores é mais um desafio a ter em conta, uma vez que cada fornecedor trabalha com várias empresas em simultâneo. É fundamental ter mais do que um fornecedor uma vez que é comum haver atrasos nas entregas.
Além disso, saber gerir os prazos de entrega, uma vez que terá de fazer uma gestão eficaz de forma que não fique sem stock conforme o prazo de entrega estabelecido e já a contar com atrasos.