O insucesso de muitos negócios prende-se com a falta de gestão. Se é responsável por um pequeno negócio não acredite que, por ser pequeno, tem o controlo total sem analisar nada.
A gestão é que vai permitir com que o seu negócio cresça. Conheça os 4 pilares de gestão para pequenas empresas:
1. Marketing e vendas
Estas duas valências estão interligadas, enquanto o marketing é responsável por criar oportunidades de negócios que são trabalhadas e convertidas pelo comercial, a gestão vai permitir-lhe criar as melhores estratégias para que consiga fechar vendas.
2. Processos e indicadores
Os indicadores são essenciais, imagine conduzir um carro sem ter o painel que lhe mostra todos os dados para saber se está tudo bem com o carro ou se há algum problema, como por exemplo com o óleo. Gerir uma empresa sem indicadores é como se conduzisse um carro sem painel.
Os números irão revelar o que está a correr bem, e o que deve ser impulsionado. Por outro lado, também lhe vão indicar o que precisa ter mais atenção e o que deve ser reavaliado ou refeito.
3. Pessoas
Como já percebeu ao longo deste artigo todos os processos estão interligados ou seja, a gestão de um deles leva a outro e há uma dependência entre eles.
A gestão de pessoas começa no momento da contratação onde, além da experiência e requisitos técnicos, é igualmente importante avaliar se os valores do profissional estão alinhados com os da sua empresa.
4. Financeiro
O que mantém uma empresa em normal funcionamento e a gestão do caixa obtendo lucro com o seu negócio. Por isso, fazer a gestão implica avaliar os indicadores financeiros e procurar formas de vender mais, obtendo assim mais lucro.
Havendo o domínio desses quatro pilares, alcançar melhores resultados e fazer crescer a sua empresa com segurança será uma consequência natural.
A gestão é que vai permitir com que o seu negócio cresça. Conheça os 4 pilares de gestão para pequenas empresas:
1. Marketing e vendas
Estas duas valências estão interligadas, enquanto o marketing é responsável por criar oportunidades de negócios que são trabalhadas e convertidas pelo comercial, a gestão vai permitir-lhe criar as melhores estratégias para que consiga fechar vendas.
2. Processos e indicadores
Os indicadores são essenciais, imagine conduzir um carro sem ter o painel que lhe mostra todos os dados para saber se está tudo bem com o carro ou se há algum problema, como por exemplo com o óleo. Gerir uma empresa sem indicadores é como se conduzisse um carro sem painel.
Os números irão revelar o que está a correr bem, e o que deve ser impulsionado. Por outro lado, também lhe vão indicar o que precisa ter mais atenção e o que deve ser reavaliado ou refeito.
3. Pessoas
Como já percebeu ao longo deste artigo todos os processos estão interligados ou seja, a gestão de um deles leva a outro e há uma dependência entre eles.
A gestão de pessoas começa no momento da contratação onde, além da experiência e requisitos técnicos, é igualmente importante avaliar se os valores do profissional estão alinhados com os da sua empresa.
4. Financeiro
O que mantém uma empresa em normal funcionamento e a gestão do caixa obtendo lucro com o seu negócio. Por isso, fazer a gestão implica avaliar os indicadores financeiros e procurar formas de vender mais, obtendo assim mais lucro.
Havendo o domínio desses quatro pilares, alcançar melhores resultados e fazer crescer a sua empresa com segurança será uma consequência natural.