O processo de venda, não é apenas indicar as características do seu produto ou serviço ao cliente, também é importante ouvir as suas necessidades para que depois possa fazer as perguntas certas.
Existem perguntas que o podem ajudar não só a vender, mas também a criar uma conexão maior com o cliente.
Perguntas de situação
Este tipo perguntas permite-lhe criar um diálogo de forma a perceber qual o problema ou as necessidades do cliente.
É uma pergunta essencial para a definição da estratégia de vendas.
Perguntas de problema
Após identificar os problemas e necessidades do cliente, chega o momento de os entender melhor. Deve tentar descobrir a causa do problema, de forma a aconselhar o melhor produto ou serviço para o caso dele em concreto.
Perguntas implicação
Identificado o problema, deve fazer perguntas de implicação, que são perguntas que fazem o cliente refletir sobre as consequências de não optar pela solução apresentada por si. Ou sobre o que vai ganhar caso opte pelos seus produtos/serviços.
Nesta etapa pode falar de experiências em concreto, como exemplos válidos para a tomada de decisão.
É importante realçar que, durante toda a venda, deve ficar atento às reações do cliente e não utilizar estas perguntas em forma de inquérito, mas sim utilizá-las numa conversa mais informal.
Existem perguntas que o podem ajudar não só a vender, mas também a criar uma conexão maior com o cliente.
Perguntas de situação
Este tipo perguntas permite-lhe criar um diálogo de forma a perceber qual o problema ou as necessidades do cliente.
É uma pergunta essencial para a definição da estratégia de vendas.
Perguntas de problema
Após identificar os problemas e necessidades do cliente, chega o momento de os entender melhor. Deve tentar descobrir a causa do problema, de forma a aconselhar o melhor produto ou serviço para o caso dele em concreto.
Perguntas implicação
Identificado o problema, deve fazer perguntas de implicação, que são perguntas que fazem o cliente refletir sobre as consequências de não optar pela solução apresentada por si. Ou sobre o que vai ganhar caso opte pelos seus produtos/serviços.
Nesta etapa pode falar de experiências em concreto, como exemplos válidos para a tomada de decisão.
É importante realçar que, durante toda a venda, deve ficar atento às reações do cliente e não utilizar estas perguntas em forma de inquérito, mas sim utilizá-las numa conversa mais informal.