4 Julho 2022

Às segundas dicas de primeira – Por que é que o cliente não tem sempre razão

A celebre frase foi proferida por Harry Gordon Selfridge, fundador da loja de departamentos Selfridges, no ano de 1909. A ideia seria transmitir aos clientes que iriam ter um bom serviço, garantindo que os colaboradores prestariam um bom atendimento.

 

De certa forma, é verdade, o cliente tem sempre razão. Se este tem uma necessidade, a empresa deve atendê-la, não sendo possível, deve estar recetiva às sugestões de forma que o serviço seja melhorado.
 

No entanto, há momentos em que é preciso deixar claro que o cliente não está certo. Mas quando? Veja a seguir.
 

Quando o cliente não sabe o que quer 

Tentar vender ao cliente algo que ele não deseja pode ter o efeito contrário ao pretendido. Em muitas situações na dúvida quanto à compra o vendedor convence o cliente que a compra é necessária, mas sabe que não é. 
Venda apenas o necessário aos clientes certos (neste caso os que precisam realmente do seu produto). Caso a venda seja feita de qualquer forma, deixe os pontos positivos e negativos bem claros.
 

Desrespeita algum funcionário

A comunicação é a base para a resolução de problemas. Tendo por base que o cliente tem sempre razão, há sempre a situação em que os colaboradores acabam por ser submetidos a situações de desrespeito. 
O cliente até pode ter razão, mas acaba por a perder a partir do momento em que tem esse comportamento junto dos colaboradores. 
 

Exige o que não foi prometido 

O cliente até pode assinar um contrato, mas exige o que não foi proposto. Esta situação acaba sempre por trazer um desconforto por parte do colaborador que está a atender o cliente. Avalie como resolver a questão de forma que nenhuma das partes seja prejudicada na negociação. 
 

Quando o cliente não paga 

Todas as empresas devem definir uma estratégia de retenção e fidelização de cliente, mas se o cliente não é rentável porque quer mais por menos, ou pretende ter mais benefícios pelo mesmo preço, então deve repensar se o seu negócio precisa deste tipo de clientes.  
Se não dá lucro ou não faz pagamentos, então não vale a pena o esforço com ele. 


 

 

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